Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Férias Escolares: Como agradar as crianças

Por Cris Gusmão


     As férias chegaram e se engana quem pensa que é época de descanso. Nesse período as crianças ficam mais agitadas e os pais ficam sem saber como agradar os pequenos. Em primeiro lugar resista a tentação de largá-los em frente a televisão e ao vídeogame. Existem muitas atividades interessantes e divertidas que podem ser compartilhadas com todos os membros da família.

    Avós, primos e tios podem e devem ser visitados. Nada como reforçar os laços familiares e estimular as brincadeiras entre primos da mesma faixa etária. Mas não esqueça de combinar os encontros com antecedência, que podem ser cada dia na casa de uma criança. Também organize passeios coletivos a parques de diversões, ao cinema, a clubes, a zoológicos, e outros lugares que as crianças curtem.

  Manter contato com os colegas de escola também é uma forma agradável de divertir as crianças nas férias. Estes podem se distrair pra valer passando um dia na casa do outro e vice-versa. Combinar passeios também será uma forma atrativa de mantê-los unidos durante o período das aulas, pois as amizades tornam-se mais solidificadas. 


       Livres das tarefas, crianças querem se divertir

    Convidar amigos, sempre fazendo um rodízio dos mesmos, pode manter seus filhos ocupados por todo o período de férias. Quem sabe propor que fiquem para dormir para fazerem uma noite do pijama? Pode-se realizar um desfile de pijamas, concurso de piadas e da brincadeira “o que é, o que é”, além de uma bacia de pipocas para assistirem um bom filme.

     É bom lembrar que nos finais de semana os passeios e diversões devem ficar por conta dos pais, para que os pequenos não se sintam abandonados e sozinhos. Programem atividades que a família possa interagir junta, como: pic-nic, passeios ao parque de diversão, zoológico, trilhas e caminhadas ecológicas, a praias, clubes, onde possam jogar bola, frescobol e tomar aquele sorvete.


    Em dias de chuva os filmes e vídeo games também podem ser aproveitados, para que as crianças não fiquem sem ter o que fazer.

     Os shoppings são uma boa forma de se divertir, pois lá é possível fazer um bom lanche, ir ao cinema, brincar em jogos de fliperama e fazer algumas comprinhas. Algumas livrarias agendam momentos de contação de histórias, com fantoches, livros atrativos e até personagens caracterizados. É uma atividade divertida e de muito conteúdo, uma vez que incentiva as crianças a terem interesse pela leitura e sentir atração pelos livros.

     Nos jornais de circulação local também são oferecidas atividades como colônia de férias, shows gratuitos, cantatas de natal, que também são consideradas ótimas atividades para as férias. O importante mesmo é a família se organizar para que tudo corra na mais tranquila ordem, para atender os filhos que merecem um descanso de qualidade. 

      Acidentes domésticos podem ser evitados

    
     Nos períodos em que a criança estiver em casa a atenção deve ser redobrada. Esse período representa maior exposição aos riscos de acidentes para as crianças. Dados do Ministério da Saúde mostram que os acidentes superam todas as outras causas de mortes entre crianças de um a 14 anos no Brasil. A cada dia, 14 crianças morrem e outras 300 são hospitalizadas, devido a acidentes de trânsito, quedas, afogamentos, sufocações, queimaduras, entre outros.

       Por isso, alguns cuidados podem garantir um período de descanso tranquilo e de muita diversão.

☻Em casa, produtos de limpeza e remédios devem estar trancados, fora do alcance dos pequenos.
☻Crianças sozinhas não devem permanecer na cozinha, pois podem sofrer queimaduras e lesões graves com objetos cortantes. Janelas e sacadas devem ser isoladas com redes de proteção.
☻O afogamento é a segunda causa de morte entre crianças. Se a opção for brincadeiras de água na praia, rio ou piscina, é fundamental a supervisão constante de um adulto.
☻A ONG Criança Segura não recomenda o uso de boias, por darem a falsa sensação de segurança; então, prefira coletes salva-vidas para prevenir acidentes.
☻Parquinhos e áreas de lazer também devem seguir normas para evitar lesões. A altura dos brinquedos não deve ultrapassar 1,2 metro. Verifique sempre as condições dos equipamentos e o revestimento do piso, que deve absorver o impacto. 
☻Muito cuidado com brincadeiras de rua. Dentre os acidentes de trânsito, 42% correspondem a atropelamentos. Crianças não devem brincar em garagens e devem ser ensinadas a ficar longe das vias e da circulação dos carros.
☻A brincadeira com pipa deve acontecer onde não haja fios de alta tensão e onde a criança esteja livre de quedas.
☻O uso da cadeirinha vale para o ano todo e em todos os passeios de carro. O bebê conforto, a cadeirinha e o booster são a única forma segura de transporte para crianças.

    A criança na cadeirinha adequada e devidamente instalada tem 71% a mais de chance de sobrevivência em um acidente de carro. Crianças com mais de 36 quilos e com no mínimo 1,45 metro devem estar no banco traseiro do carro, presas ao cinto de três pontos.

Fonte: Brasil Escola (matéria de Jussara de Barros)
           ONG Criança Segura

Nenhum comentário:

Postar um comentário